Nordeste tem maioria na Comissão de Atletas da CBHb
- Andréa Rodrigues
- 17 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
São nove representantes somente da região; os 16 eleitos atuam no handebol brasileiro

A eleição para a Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) teve como resultado a maioria de representantes da região Nordeste, com nove escolhidos. A região Sudeste teve cinco eleitos, Centro-oeste e Sul tiveram um cada (veja a lista abaixo). Outra característica importante é que todos representantes atuam no Brasil. Durante a campanha eleitoral também havia um grande número de candidatos que jogam fora do Brasil e com diversas convocações para Seleções indoor e Beach, que buscavam o apoio dos 1.195 eleitores inscritos para votar.
“Por ver que minha região sempre foi mais esquecida eu decidi me candidatar para lutar por igualdade. Eu vou contribuir da forma que for possível em todos os processos, quero fazer com que os atletas sejam mais presentes, criar uma ponte entre os atletas e a Confederação e levar ideias de melhorias”, conta Amanda Souza, jogadora da Força Atlética, de Goiás, e a mais votada entre as atletas do Indoor.

O cearense Nailson Amaral foi eleito na categoria Atletas de Beach Hand. Ele já foi campeão do mundo por seis vezes com a Seleção Brasileira Adulta e eleito melhor do mundo por três vezes. Nailson acredita que o fato de terem sido eleitos vários representantes do Nordeste mostra a força da região. “A gente sabe que tanto o Nordeste quanto o Norte são mais vulneráveis em relação ao handebol. E ter esses nove atletas vai ser um passo muito importante para gente poder votar e aprovar projetos para todo Brasil, mas com um pouco mais de ênfase para onde não têm tantas competições nacionais”, avalia Nailson, lembrando a importância da união de todos os atletas da Comissão para terem mais poder e chance de mudar o cenário do handebol brasileiro.

Para o recordista de votos Marcelo “Cebola” Rizzotto, que é atleta, capitão e gestor do Handebol Cascavel (PR), a quantidade enorme de votos – 618 – é uma responsabilidade a mais que ele carrega a partir de agora. “Mas eu assumi isso, coloquei meu nome para essa disputa porque a gente precisa de uma mudança. Nossa Confederação precisa voltar a ter credibilidade e vamos fazer isso com mudança, defender os interesses dos atletas, mas junto com as Federações e os Clubes. Vamos tentar evoluir e colocar o handebol no lugar que ele merece”, contou Cebola.

Silvia Helena, que foi atleta olímpica e campeã em diversas competições internacionais com a Seleção Brasileira Feminina foi eleita entre os Atletas Inativos. Ela lembra a importância de fazer parte da Comissão. “Além do voto na escolha do próximo presidente, poderemos apresentar propostas para a melhoria que tanto almejamos na nossa modalidade. Estou contente que temos dentro da comissão representantes de quase todas as regiões e acredito que esse fator não vai interferir no desejo de todos por mudanças e melhorias”, disse Silvia, que mantém o Instituto Silvia, no Maranhão, para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do handebol.

Nesse domingo (16/ago), entre 9h06 e 17h06, acessaram o sistema de votação 788 eleitores, uma abstenção de 34%. Foram 10.019 votos válidos, de um total de 12.608 (79,5%). Vale lembrar que cada pessoa poderia votar em até 16 candidatos. Votos brancos foram 1.213 (9,6%) e nulos 1.376 (10,9%).
Veja quem foram os escolhidos:
Atletas Indoor
Amanda Souza (GO) – 475 votos
Luiza Oliveira (PE) – 321 votos
Thainar Suely Trevisan da Silva (SE) – 303 votos
Joicilane Oliveira (PI) – 300 votos
Cebola (PR) – 618 votos
Cleber Andrade (SP) – 398 votos
Danilo Chagas (AL) – 374 votos
Luizinho Pedrosa (PE) – 250 votos
Atletas Beach Hand
Priscila Annes (PE) – 379 votos
Patrícia Scheppa (SP) – 332 votos
Roberta Hernandez (RJ) – 288 votos
Nailson Amaral (PE) – 454 votos
Marcelo Tuller (RJ) – 374 votos
Danilo Moura (PI) – 275 votos
Atletas Inativos
Silvia Helena (MA) – 291 votos
Toko (SP) – 377 votos
Comments