top of page

Concórdia vence SCACONCAS e será o Brasil no Super Globe

Atualizado: 31 de ago. de 2019


Título foi decidido no último segundo, depois de um jogo muito equilibrado entre as catarinenses e as paulistas da UNIP São Bernardo

AAU UnC Concórdia (SC) é Campeã do I Campeonato de Handebol Sul-Centro Americano de Clubes Adulto Feminino. (foto Divulgação)

Um sete metros a 13 segundos do final, a favor da AAU UnC Concórdia, decidiu o I Campeonato de Handebol Sul-Centro Americano de Clubes Feminino na noite desse sábado (16/mar) no Parque de Eventos de Concórdia, em Santa Catarina. As catarinenses conseguiram o empate em 16 a 16 com as paulistas da UNIP São Bernardo e levaram o título pelo saldo de gols. Concórdia leva, ainda, a vaga do Brasil no I Super Globe Feminino, o campeonato mundial de Clubes. O Super Globe feminino tem previsão de ser realizado entre os dias 1 e 5 de agosto de 2019 na China, segundo informações da IHF.


Alexandre Schneider, técnico do Handebol Feminino Concórdia-SC (foto arquivo divulgação)
Alexandre Schneider, técnico do Handebol Feminino Concórdia-SC | foto arquivo divulgação

“Eu sinceramente achei que estávamos num momento melhor, mas o jogo mostrou que não era essa a realidade, não conseguimos fazer um jogo bom. Mas mesmo assim conseguimos manter a tranqüilidade necessária para que no momento ruim, no final, pudéssemos buscar o placar que nos daria o título, que era o empate. Eu peço desculpa à equipe da UNIP porque eles também fizeram um grande jogo, uma grande competição, mas acho que merecíamos pela nossa trajetória, pela dedicação dessas meninas, o sofrimento que a gente passa em cidade pequena para manter a continuidade desse projeto. E a torcida merecia. Hoje, se não fosse eles no momento mais difícil, não sei se teríamos capacidade pra chegar a esse resultado e a essa conquista”, disse Alexandre Schneider, técnico de Concórdia.


AAU UnC Concórdia e UNIP São Bernardo reeditaram a final da Liga Nacional de Handebol Feminino, quando o título ficou com a equipe de Santa Catarina. Os dois times tiveram reforços para a temporada: a equipe catarinense trouxe de volta a ponta direita Ana Luiza Borba, que no ano passado estava na UNIP São Bernardo, e trouxe a ponta esquerda Jamily Felix, do Clube Português do Recife e da Seleção Brasileira Junior. Já a UNIP contratou a goleira Flavia Vidal (ex-Santo André), que foi um dos destaques da competição, e ainda contou com a central campeã mundial em 2013, Hannah Nunes, e a pivô Livia Martins, campeã mundial universitária em 2014.


1º Tempo

O jogo começou truncado, com as duas equipes não conseguindo chegar ao gol adversário. A UNIP São Bernardo subiu muito a marcação e dificultou as ações de Concórdia, ao mesmo tempo em que a goleira Flávia Vidal também fazia boas defesas. Mas do outro lado tinha Maitê Lima, que também fechou o gol em momentos decisivos. Etapa de poucos gols e empate em 9 a 9.


2º Tempo

No segundo tempo Concórdia voltou com uma defesa mais consistente e a UNIP subiu ainda mais a marcação. O time do ABC paulista chegou a abrir três pontos de vantagem, mas empurradas pela ótima torcida presente no ginásio, as catarinenses voltaram a encostar no placar. A 13 segundos do fim, um sete metros convertido por Sabri Fiore deu o empate para as donas da casa e o título da competição.


Sabri Fiore | foto divulgação Concórdia
Sabri Fiore | foto divulgação Concórdia

“Eu pedi pro Alexandre pra deixar a responsabilidade na minha mão. Acho que durante o campeonato a gente criou essa maturidade e esse respeito uma com a outra. E pra mim, na posição ali, eu acredito muito no que eu faço, eu acredito muito no meu time, acho que a gente está muito preparada e eu estava com confiança, me senti bem e eu fui com tudo”, contou Sabri.


Jogo completo | Concórdia(SC) 16x16 UNIP/São Bernardo (SP)



O caminho das equipes brasileiras na competição:

Handebol Feminino Concórdia

AAU Concórdia (BRA)


Dia 1 – 12/03/2019

AAU UnC Concórdia (BRA) 49 x 07 Club Vieux Gaulois (CHI)

O jogo de estreia das anfitriãs teve um placar elástico. A equipe concordiense fechou a primeira rodada diante de aproximadamente 350 espectadores e, desde o início da partida, demonstrou sua superioridade diante do Club Vieux Gaulois (CHI). No apito final as comandadas do técnico Alexandre Schneider comemoraram sua primeira vitória no #SCACONCAS com o placar de 49 a 07 (26 a 03 no tempo inicial).


Dia 2 – 13/03/2019

AAU UnC Concórdia (BRA) 32 x 16 Scuola Italiana di Montevideo (URU)

A anfitriã AAU UnC Concórdia (BRA) encarou a Scuola Italiana di Montevideo (URU) no segundo dia de competição. As comandadas do técnico Alexandre Schneider mais uma vez impuseram seu ritmo de jogo, e com um bom trabalho da pivô Nadyne (artilheira da partida com sete gols), venceram a segunda partida no torneio pelo placar de 32 a 16 (18 a 10 no tempo inicial).


Dia 3 – 14/03/2019

AAU UnC Concórdia (BRA) 27 x 21 Club Ferro Carril Oeste (ARG)

Encerrando a terceira rodada do #SCACONCAS, foi a vez dos torcedores conferirem o confronto das comandadas do técnico Alexandre Schneider diante do Club Ferro Carril Oeste (ARG). Com uma defesa forte e contra-ataques rápidos, a AAU UnC Concórdia comandou o placar do início ao fim da partida, mantendo assim a invencibilidade na competição e venceu por 27 a 21 (12 a 08 no tempo inicial).


Dia 4 – 15/03/2019

AAU UnC Concórdia (BRA) 28 x 17 Club Manuel Dorrego (ARG)

A equipe concordiense fechou a quarta rodada confrontando a equipe argentina do Club Manuel Dorrego. O jogo iniciou tenso e as anfitriãs viram-se pela primeira vez na competição com o placar adverso nos minutos iniciais. Mas a partir da metade do primeiro tempo o elenco comandado pelo técnico Alexandre Schneider encontrou seu jogo e passou a comandar o placar até o final da partida, vencendo com onze gols de vantagem: 28 a 17 (14 a 10 no primeiro tempo).

“O handebol argentino vem crescendo, algumas jogadoras são experientes. Nós não entendemos no início a mecânica do jogo delas, de velocidade, de cruzamento. Mas aos poucos a equipe foi se encontrando, foi entrando no jogo, a defesa se portou melhor e o ataque começou a trabalhar com mais naturalidade”, avaliou Schneider.


Dia 5 – 15/03/2019

AAU UnC Concórdia (BRA) 16 x 16 Unip São Bernardo (BRA)




UNIP/São Bernardo

UNIP São Bernardo (BRA)


Dia 1 – 12/03/2019

Club Manoel Dorrego (ARG) 21 x 19 UNIP São Bernardo

Na partida inicial a UNIP São Bernardo do Campo (BRA), enfrentou a equipe argentina do Club Manuel Dorrego. A meia esquerda Cristiane Gomes disse que o jogo foi muito equilibrado. O resultado final de 21 a 19 a favor da equipe brasileira (12 a 09 no primeiro tempo) nos mostra que as comandadas do técnico Álvaro Casagrande não tiveram um jogo fácil.

Álvaro Casagrande, técnico da UNIP/São Bernardo. (foto Divulgação)
Álvaro Casagrande, técnico da UNIP/São Bernardo. (foto Divulgação)

"Já esperávamos que seria um jogo equilibrado, duro. Por ser uma estreia tivemos muita ansiedade e altos e baixos durante a partida. No final, através de algumas ações de um contra um finalizamos melhor”, avaliou Casagrande.

Dia 2 – 13/03/2019

UNIP São Bernardo (BRA) 20 x 19 Club Ferro Carril Oeste (ARG)

Abrindo a rodada, a UNIP São Bernardo do Campo (BRA), encontrou pela frente uma aguerrida equipe argentina, o Club Ferro Carril. O primeiro tempo terminou com uma pequena vantagem para a equipe brasileira, que foi se diluindo aos poucos, conforme passavam os minutos na etapa complementar. Após o Ferro Carril conseguir a igualdade no placar o jogo seguiu até os minutos finais com os times trocando gols. Mas aí surgiu o nome da partida. A goleira da UNIP, Flavia Vidal brilhou e garantiu o placar favorável para a equipe paulista, que venceu por 20 a 19 (11 a 09 no primeiro tempo).

Segundo a pivô Livia Horácio, o jogo foi mais técnico, de contato físico e com mais chutes de 9 metros.

Livia Horácio, pivô da UNIP/São Bernardo. (foto Divulgação)
Livia Horácio, pivô da UNIP/São Bernardo. (foto Divulgação)

“Nós mantivemos uma defesa 5-1 no primeiro tempo, com uma defesa bem alta, bem forte. Mas no decorrer da partida foi ficando equilibrado. No segundo tempo voltamos com um sistema diferente no ataque, abrimos um pouco, mas aos 15 minutos empataram de novo e só no final conseguimos a vitória por um gol”, contou Lívia.


Dia 3 – 14/03/2019

UNIP São Bernardo (BRA) x Club Vieux Gaulois (CHI)

A segunda partida foi entre a UNIP SBC (BRA) e o chileno Club Vieux Galouis. A equipe paulista confirmou seu favoritismo no confronto e venceu seu terceiro compromisso por 45 a 11 (18 a 05 no período inicial).


Dia 4 – 15/03/2019

Scuola Italiana di Montevideo (URU) x UNIP São Bernardo (BRA)

A equipe paulista da UNIP enfrentou na tarde de ontem, sexta (15), a Scuola Italiana di Montevideo (URU), e venceu com certa tranquilidade pelo placar de 26 a 20 (12 a 08 no tempo inicial).

Hannah Nunes, central da UNIP/São Bernardo-SP (foto Divulgação)
Hannah Nunes, central da UNIP/São Bernardo-SP (foto Divulgação)

“A meu ver era um jogo que pedia muita concentração, porque nossos erros podiam fazer muita diferença. A gente entrou focada e com objetivo de fazer saldo de gols e deu certo. Estamos confiantes que estamos numa crescente no campeonato para chegar bem e enfrentar Concórdia como se fosse uma final”, disse a central Hannah Nunes.


Dia 5 – 15/03/2019

AAU Concórdia (BRA) 16 x 16 Unip São Bernardo (BRA)



Classificação final do I Campeonato de Handebol Sul-Centro Americano de Clubes Adulto Feminino
Classificação final do I Campeonato de Handebol Sul-Centro Americano de Clubes Adulto Feminino


TOP`10 Artilheiras do I Campeonato de Handebol Sul-Centro Americano de Clubes Adulto Feminino
TOP`10 Artilheiras do I Campeonato de Handebol Sul-Centro Americano de Clubes Adulto Feminino

Comments


bottom of page