Brasil encerra fase de grupos no Mundial com vitória sobre Austrália
- Andréa Rodrigues
- 6 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
Seleção Brasileira de Handebol Feminino ficou em 5º lugar no grupo B e agora disputa do 17º ao 20º lugares em Kumamoto

A Seleção Brasileira fez o último jogo da fase de grupos pelo 24º Campeonato Mundial de Handebol de Feminino na madrugada desta sexta-feira (6/dez) no Ginásio Geral da Cidade de Yamaga, em Kumamoto, no Japão. O adversário foi a Austrália e a vitória veio por 31 a 9 (15 a 5 no primeiro tempo). Com isso, o Brasil confirmou a quinta colocação no grupo B, com 3 pontos – três derrotas, um empate e uma vitória. Agora as brasileiras disputam do 17º ao 20º lugares no torneio, na chamada President’s Cup. O Mundial Feminino de Handebol vai até o dia 15 de dezembro.
1º tempo
A Seleção Brasileira precisou usar bastante a concentração para entrar em quadra sem chance de classificação à próxima fase e contra um adversário que ainda não tinha vencido nenhuma equipe. Defensivamente o Brasil foi muito bem, usando a maior parte do tempo marcação 6-0, e levou apenas 5 gols. (Brasil 15 x 5 Austrália).
2º tempo
Na segunda etapa o técnico espanhol Jorge Dueñas optou por usar mais a marcação 5-1 – que é quando uma atleta fica mais adiantada em relação à linha dos 6 metros – e com isso a Seleção conseguiu roubar mais bolas e atrapalhar bastante o ataque australiano. O resultado é que o Brasil levou apenas quatro gols e fechou a partida pelo placar de 31 a 9.
A melhor atleta da partida foi a armadora brasileira Jaqueline Anastácio, que fez 4 gols na partida: Marcaram ainda pelo Brasil: Ana Paula Rodrigues (5 gols); Isaura Menin, Mariana Costa (4 gols); Larissa Araújo (3 gols); Alexandra Nascimento, Tamires Araújo, Samara Vieira, Patrícia Matieli e Ana Claudia Bolzan (2 gols); Adriana de Castro (1 gol).

“O jogo contra a Austrália era difícil mentalmente depois das derrotas nos últimos jogos, e precisávamos que a equipe estivesse bem concentrada, bem focada, mesmo sabendo que o potencial da Austrália era mais baixo. Estivemos bem, sobretudo no trabalho defensivo, e conseguimos abrir o placar no primeiro tempo, mesmo com algumas imperfeições no ataque. No segundo tempo a defesa 5-1 nos deu mais possibilidades de interceptar bolas, fazer mais contra-ataques e nos dar segurança”, analisou o técnico do Brasil, Jorge Dueñas.

O próximo jogo do Brasil será no domingo, dia 8/dez, no Ginásio da Prefeitura de Kumamoto, contra a Eslovênia, 5ª colocada do grupo A.
Sistema de disputa
A forma de disputa do Mundial de Kumamoto é o Main Round, adotado em competições como da Liga Europeia de Handebol (EHF). Nesse sistema, as 24 equipes são divididas em quatro grupos com seis equipes cada, na fase classificatória. Os três melhores de cada chave passam para a próxima fase e levam junto os pontos obtidos nas partidas disputadas entre classificados. Depois se dividem em dois grupos de seis equipes cada, e os dois primeiros de cada chave passam para as semifinais.
Jogos do Brasil (Horário de Brasília)
30/11 – Sábado Brasil 24x30 Alemanha
01/12 – Domingo Brasil 19x19 França
03/12 – Terça-feira Brasil 27x33 Coreia
04/12 – Quarta-feira Brasil 27x33 Dinamarca
06/12 – Sexta-feira Brasil 31x9 Austrália
Conforme informação da Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês), “a transmissão ao vivo no site da IHF será bloqueada geograficamente no Brasil (conforme os direitos de transmissão são vendidos), mas, ao mesmo tempo, não há ninguém transmitindo no Brasil”.
As convocadas:
Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci Noi Kezilabda/HUN), Gabriela Moreschi (Fleury Loiret/FRA) e Renata Arruda (Bera Bera/ESP);
Pontas: Adriana de Castro (Bera Bera/ESP), Ana Cláudia Bolzan (Esporte Clube Pinheiros/BRA), Alexandra Nascimento (Érd HC/HUN), Larissa Araújo (CSU Cluj Napoca/ROM) e Mariana Costa (CS Gloria Bistrit Nasaud/ROM);
Centrais: Ana Paula Belo (Rostov/RUS), Bruna de Paula (Fleury Loiret/FRA) e Patrícia Machado (MKS Zaglebie Lubin/POL);
Armadoras: Deonise Fachinello (Bourg de Péage/FRA), Eduarda Amorim (Gyori Audi Eto KC/HUN), Jaqueline Anastácio (Magura Cisnadie/ROM) e Samara Vieira (SCM Ramnicu Valcea/ROM);
Pivôs: Isaura Menin (Rincón Fertilidad Malaga/ESP) e Tamires Araújo (HC Dunãrea Brãila/ROM).
Comissão Técnica: Jorge Duenas (Técnico), Juan Carlos Solar (Auxiliar Técnico), Cristiano Rocha (Auxiliar Técnico), Álvaro Casagrande (Supervisor), Jéssica Rocha (Fisioterapeuta), Júlia Bargieri (Nutricionista) e Pauline Bittencourt (Médica).
A Confederação Brasileira de Handebol é parceira do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Kempa Brasil.
Todos os grupos do Mundial
Grupo A
Noruega (classificada)
Holanda (classificada)
Sérvia (classificada)
Angola (eliminada)
Eslovênia (eliminada)
Cuba (eliminada)
Grupo B
Coreia do Sul (classificada)
Alemanha (classificada)
Dinamarca (classificada)
França (eliminada)
Brasil (eliminada)
Austrália (eliminada)
Grupo C
Espanha (classificada)
Montenegro (classificada)
Romênia (classificada)
Hungria (eliminada)
Senegal (eliminada)
Cazaquistão (eliminada)
Grupo D
Rússia (classificada)
Suécia (classificada)
Japão (classificada)
Argentina (eliminada)
República Democrática do Congo (eliminada)
China (eliminada)
Main Round
GRUPO 1
Holanda
Alemanha
Noruega
Coreia do Sul
Dinamarca
Sérvia
GRUPO 2
Rússia
Espanha
Suécia
Montenegro
Romênia
Japão
Comentarios