top of page

Brasil vence a Argentina e leva o título do Torneio Quatro Nações


Seleção Masculina de Handebol comemorou a vitória agradecendo a torcida que lotou o ginásio em São Bernardo do Campo (SP)


Seleção Brasileira de Handebol Masculino. (foto André Pereira /Tchê Esportes)

O Brasil venceu a Argentina por 26 a 23 e conquistou o IV Torneio Quatro Nações de Handebol Masculino na manhã desse domingo (29/out) no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). A terceira e última partida do Torneio Quatro Nações, além de ser entre os eternos rivais sul-americanos, foi como uma final da competição, já que as duas seleções tinham vencido duas partidas.

DESTAQUE

MELHOR ATLETA

O central brasileiro João Pedro foi escolhido o melhor atleta do torneio. O melhor goleiro foi o argentino Leonel Maciel.


João Pedro Silva, do Brasil, Melhor Atleta do Torneio. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

DESTAQUE

ARTILHEIRO

Haniel Langaro, armador do Brasil, foi o artilheiro do jogo com sete gols.


Haniel, armador do Brasil. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

Primeiro Tempo

As duas defesas começaram trabalhando muito e o goleiro da Argentina parava o ataque brasileiro. O primeiro gol do jogo saiu somente aos quatro minutos e foi da Argentina. O Brasil respondeu um minuto depois com Zé em uma jogada de muita velocidade.


Brasil vs Argentina - IV Torneio Quatro Nações. (foto André Pereira / Tchê Esportes)

A torcida vibrava muito e foi à loucura aos 7min30seg, quando Borges, no contra-ataque, fez um belo gol usando o recurso da rosca, ampliando para 2 a 1. Até os 10 minutos a partida seguia equilibrada, com o Brasil em vantagem recém conquistada de dois gols.

O técnico argentino Manuel Cadenas resolveu então pedir tempo. Nesse momento o Brasil jogava com os pontas Chiuffa e Borges, os meias Petrus e Zé, o central João, o pivô Tchê e o goleiro Ferrugem. No banco estavam Haniel, Teixeira, Alemão,Osvaldo, Lucas, Peão, Ponciano, Leo Almeida e Bombom.

O Brasil seguia com pequena vantagem, com a defesa roubando muitas bolas, mas o ataque parava nas defesas precisas do goleiro argentino Leonel Maciel, atleta do Cuenca, da Espanha. Aos 19 min Haniel, que recém tinha entrado, marca o nono gol brasileiro. Um minuto depois Chiuffa coloca o Brasil em vantagem de quatro gols (10 a 6).

Aos 22min40seg Ferrugem faz um bonita e difícil defesa de um chute de 9 metros, levantando ainda mais a torcida no ginásio. O Brasil era duro na defesa, mas como Brasil e Argentina é sempre muito disputado, aos 25min Alemão levou 2min e Bombom entrou para defender o 7m batido pela Argentina. Aos 26 a Seleção Brasileira também ficou por 2min sem Petrus e segurou los hermanos apenas com quatro na defesa.

No último minuto da primeira etapa o Brasil atacou com sete jogadores, mas perdeu a bola e a Argentina aproveitou o gol vazio para diminuir o placar. O primeiro tempo terminou com o placar de 14 9 para os brasileiros.

Segundo Tempo

As duas equipes voltaram com alguns jogadores mais descansados para a segunda etapa. No Brasil entraram Lucas, Léo Almeida, Teixeira, Osvaldo, Alemão e BomBom, além de Petrus, que já tinha participado de boa parte do primeiro tempo. Aos 5min o placar era de 17 a 12 para o Brasil.

Aos 6min30seg o jogador argentino Juan Fernandez levou 2min do banco por ter dito ofensas após uma jogada mais dura da defesa brasileira. A comissão técnica da Argentina ficou inconformada com a situação. Aos 10min o Brasil vencia por 19 a 15 e só não fazia mais porque o goleiro Juan Bar também estava em dia inspirado e contava com a ajuda de sua defesa.

Com 13min30seg o técnico Manuel Cadenas pediu tempo para tentar mudar as ações do grupo. Mas nada mudava muito em quadra e ele começou a ficar bastante nervoso fora da quadra. Lance inusitado é que precisaram dois argentinos para segurar o pivô brasileiro Tchê, que chegou a ser derrubado pelos dois adversários.

A Seleção Brasileira entrou nos últimos dez minutos com vantagem de três bolas. Aos 22min, ao ver a vantagem cair para dois gols, o técnico Washington Nunes pediu tempo. A partida ficou ainda mais tensa, e qualquer erro poderia custar o título ao Brasil, que ainda viu a Argentina ficar a apenas um gol. O técnico argentino ainda pediria seu último tempo aos 26min, mas a Seleção Brasileira voltou a encaixar os ataques.

Para assegurar que nada desse errado, Washington Nunes ainda pediu mais um tempo. E o último minuto teve gol de Tchê, 2min para João, mais um gol da Argentina e a contagem regressiva da torcida amarela para mais um título do Brasil.


Seleção Brasileira comemora. (foto André Pereira /Tchê Esportes)

IV TORNEIO QUATRO NAÇÕES

RESULTADOS

27/OUT - SEXTA

Argentina 29x24 Chile Brasil 34x15 Uruguai

PRÓXIMOS JOGOS

28/OUT - SÁBADO Argentina 35x18 Uruguai Brasil 30x17 Chile

29/OUT - DOMINGO Brasil 26x23 Argentina Uruguai 22x21 Chile

Local: ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib Av. Kennedy, 1115 - São Bernardo do Campo (SP)

Seleção Masculina de Handebol


Seleção Brasileira Masculina de Handebol (foto Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

Goleiros

César Almeida 'Bombom' (BM Granollers-Espanha)

João Victor Perez Feliciano (1955 Batman Belediyespor-Turquia)

Leonardo Terçariol 'Ferrugem' (JS Cherbourg Manche HB-França).

Armadores

Gustavo Rodrigues (US Créteil Handball-França)

Haniel Langaro (Dunkerque Handball Grand Littoral-França) José Guilherme de Toledo (Wisla Plock-Polônia)

Oswaldo Maestro Guimarães (Helvetia Anaitasuna-Espanha)

Thiago Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha)

Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Pick Szeged-Hungria).

Centrais

Acácio Marques Moreira Filho (BM Ademar León-Espanha)

Henrique Teixeira (BM Bada Huesca-Espanha)

João Pedro Silva (Sport Lisboa e Benfica-Portugal).

Pontas

André Martins Soares 'Alemão' (Taubaté/FAB/Unitau-SP)

Arthur Flosi Alexandre Peão (EC Pinheiros-SP)

Cleryston Novais (Aziziye Belediyese Termalspor-Turquia)

Fábio Chiuffa (BM Logroño-Espanha)

Felipe Borges (Sporting Clube de Portugal)

Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha)

Rudolph Hackbarth (EC Pinheiros-SP).

Pivôs

Alexandro Pozzer 'Tchê' (Dunkerque Handball Grand Littoral-França)

Felipe Santaela 'Panda' 'FC Porto-Portugal)

Leonardo Domenech (Club Balonmano Angel Ximenes Puente Genil-Espanha).

A COMPETIÇÃO

O Torneio de Handebol "Quatro Nações" acontece desde 2014 e é organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

I) 2014 - São Bernardo do Campo (SP)

  1. Brasil

  2. Egito

  3. Argentina

  4. Argélia

II) 2015 - João Pessoa (PB)

  1. Brasil

  2. Tunísia

  3. Cuba

  4. Chile

III) 2016 - São Bernardo do Campo (SP)

  1. Brasil

  2. Chile

  3. Cuba

  4. Canadá

IV) São Bernardo do Campo (SP)

  1. Argentina

  2. Brasil

  3. Uruguai

  4. Chile

 
 
 

Comments


bottom of page