Taubaté vence Brasileiro Juvenil Masculino de Handebol em jogo com prorrogação e 7m
- Andréa Rodrigues
- 30 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de jun. de 2020
Competição foi realizada no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, e terminou nessa sexta (30/jun) com final emocionante

Em uma final eletrizante, em que os momentos finais fizeram toda a diferença, o Taubaté foi o campeão Campeonato Brasileiro Juvenil de Handebol Masculino ao vencer por 43 a 41. Para se ter uma ideia do que foi a partida, até os 26 do segundo tempo o Pinheiros vencia por quatro bolas. Foi aí que Taubaté pediu tempo e colocou marcação individual sobre os dois principais jogadores do azul e preto: Tommy e Cirilo. Aos 29 minutos e meio Taubaté empatou, enquanto a torcida amarela e preto gritava “eu acredito”. Mas o jogo terminou mesmo empatado em 30 a 30.

PRORROGAÇÃO 1
O primeiro tempo da prorrogação terminou como a etapa principal: empatado (34 a 34). Taubaté seguiu com a estratégia de marcação individual, enquanto o Pinheiros tinha boas ações individuais que faziam a diferença em vários momentos. Coroando o bom desempenho das equipes, e gerando desespero nas torcidas, novo empate (35 a 35).

PRORROGAÇÃO 2
Pela regra do torneio, em caso de empate na prorrogação, um novo tempo extra estava previsto.
Ao final do primeiro tempo, após novo empate (37 a 37), as equipes já desgastadas e com os nervos à flor da pele acabaram estranhando-se, e alguns jogadores chegaram a discutir. No último e decisivo tempo, as defesas e os goleiros começaram desempenhando bem seus papéis. Por fim, novo empate (38 a 38).


DECISÃO
A decisão acabou sendo em tiros de 7m. O Pinheiros acabou errando uma das cobranças enquanto Taubaté acertou todas. Com isso, nem foi preciso o último chute do Pinheiros. Placar de 5 a 3 nos 7m e vitória dos visitantes.
Taubaté/FAB/Unitau (SP) comemora a conquista do 3º lugar (imagens Tchê Esportes)
FALA,DIMAS LARA (Técnico do Taubaté)
"A gente buscou um jogo de quatro bolas, então acho que o que prevaleceu foi a preparação física, a capacidade dos atletas de tomarem decisão, e na prorrogação foi um jogo muito igual", avaliou o técnico Dimas Lara, do Taubaté.

Esporte Clube Pinheiros e Taubaté fizeram a final do Campeonato Brasileiro Juvenil de Handebol Masculino na noite dessa sexta-feira (30/jun). Oito times participaram da competição, inclusive boa parte dos campeões do ano passado, que antes jogavam por Balneário Camboriú (SC) e este ano representaram a Univali, de Itajaí (SC).
TERCEIRO LUGAR
Na terceira colocação ficou a equipe do Caic, do Piauí, que derrotou justamente a Univali, por 23 a 21. A partida foi muito equilibrada e disputada, principalmente porque além de um lugar no pódio a terceira posição valia o direito de os jogadores receberem o bolsa-atleta.

DESTAQUE
ARTILHEIRO DISPUTA DO BRONZE
Kaique Sá, do GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI), foi o artilheiro da decisão pelo terceiro lugar, com 7 gols.

GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI) comemora a conquista do 3º lugar (imagens Tchê Esportes)
DESTAQUE
ARTILHEIRO DA DECISÃO
Guilherme Torriani, ponta esquerda do Taubaté, foi artilheiro da partida com 11 gols e também foi o maior goleador da competição com 51 gols.

DESTAQUE
RESULTADOS
SEG 26/JUN FME/Fla/Campos/IFF (RJ) 24x16 ACES/Castro Alves (ES) ACEU/Univali/FMEL (SC) 30x39 Taubaté/FAB/Unitau (SP) GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI) 37x21 Nacional HC (SC) Pinheiros (SP) 46x26 ADAC/Rádio Clube (MS)
TER 27/JUN GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI) x ADAC/Rádio Clube (MS) FME/Fla/Campos/IFF (RJ) 21x24 Taubaté/FAB/Unitau (SP) ACEU/Univali/FMEL (SC) 29x29 ACES/Castro Alves (ES) Pinheiros (SP) 44x15 Nacional HC (SC)
QUA 28/JUN Nacional HC (SC) 23x17 ADAC/Rádio Clube (MS) ACES/Castro Alves (ES) 24x27 Taubaté/FAB/Unitau (SP) ACEU/Univali/FMEL (SC) 20x19 FME/Fla/Campos/IFF (RJ) Pinheiros (SP) 23x20 GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI)
QUI 29/JUN ADAC/Rádio Clube (MS) 13x45 FME/Fla/Campos/IFF (RJ) ACES/Castro Alves (ES) 26x21 Nacional Handebol Clube (SC)
SEMIFINAL 1 | Taubaté/FAB/Unitau (SP) 36x26 GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI)
SEMIFINAL 2 | Pinheiros (SP) 29x27 ACEU/Univali/FMEL (SC)
DESTAQUE
RESULTADOS DA ÚLTIMA RODADA
SEX 30/JUN
disputa do quinto lugar | FME/Fla/Campos/IFF (RJ) W0x0 ACES/Castro Alves (ES)
disputa do sétimo lugar| ADAC/Rádio Clube (MS) 28x30 Nacional HC (SC) disputa do bronze | GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI) 23x21 ACEU/Univali/FMEL (SC) disputa do ouro | Pinheiros (SP) 41x43 Taubaté/FAB/Unitau (SP)
DESTAQUE
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Taubaté/FAB/Unitau (SP)

2º Pinheiros (SP)

3º GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI)

4º ACEU/Univali/FMEL (SC)
5º FME/Fla/Campos/IFF (RJ)
6º ACES/Castro Alves (ES)
7º Nacional HC (SC)
8º ADAC/Rádio Clube (MS)
As equipes foram divididas em duas chaves:
GRUPO A
Pinheiros (SP)
GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI)
Nacional Handebol Clube (SC)
ADAC/Rádio Clube (MS)
GRUPO B
ACEU/Univali/FMEL (SC) - atual campeão
FME/Fla/Campos/IFF (RJ)
ACES/Castro Alves (ES)
Taubaté/FAB/Unitau (SP)
DESTAQUE
CLASSIFICAÇÃO FASE DE GRUPOS
GRUPO A
1º Pinheiros (SP) | 6 pontos, saldo 52
2º GHC/CAIC/Mauricio de Nassau (PI) | 4 pontos, saldo 30
3º Nacional Handebol Clube (SC) | 2 pontos, saldo -39
4º ADAC/Rádio Clube (MS) | 0 pontos, saldo -43
GRUPO B
1º Taubaté/FAB/Unitau (SP) | 6 pontos, saldo 15
2º ACEU/Univali/FMEL (SC) | 3 pontos, saldo -9
3º FME/Fla/Campos/IFF (RJ) | 2 pontos, saldo 4
4º ACES/Castro Alves (ES) | 1 pontos, saldo -11
Obs: Os dois primeiros times de cada chave se classificam para as semifinais e os outros disputam da quinta a oitava colocação.
A GENTE VIU POR AQUI
Comments