top of page

Conhecidos os primeiros campeões do beach hand em São Paulo


Campeonato da Liga Paulistana de Handebol, realizado em Praia Grande (SP), abriu a temporada do handebol de areia no estado


Beach Hand 1ª etapa - Praia Grande - LPHb.  ( André Pereira / Tchê Esportes))

Era só a primeira etapa, mas já teve campeonato cheio em Praia Grande, litoral de São Paulo. O tempo colaborou e o Campeonato de Beach Hand da Liga Paulistana de Handebol teve mais de 30 partidas ao longo do domingo (30/abr). Além da tradicional categoria Livre, este ano o torneio abriu também a categoria Juvenil, que já chegou demonstrando muita atitude e técnica por parte dos atletas.


Praia Grande - 1ª etapa Beach Hand da LPHb (André Pereira / Tchê Esportes)

Outra novidade foi a participação de times de fora do estado. Do Rio de Janeiro vieram o Niterói Rugbi e o Clube Central. O primeiro clube já revelou grandes atletas de quadra, como Bruno Souza, Zeba e Diogo Hubner. “A temporada no Rio ainda não começou. E quando surgiu a oportunidade desse campeonato a gente se mobilizou pra vir, porque treinar sem motivação pra jogar é muito difícil. Foi bem válido, foi o primeiro jogo deles esse ano”, contou o técnico Pedro “Budega”, também goleiro da Seleção Brasileira Adulta de Beach Hand.


Pedro "Budega", técnico do Niterói Rugbi/RJ ( André Pereira / Tchê Esportes)

Outro time carioca que participou da etapa e conseguiu ótimos resultados foi o Clube Central, também de Niterói. As meninas faturaram a categoria Juvenil e ficaram em segundo na categoria Livre. “Há dois anos a gente não tinha handebol de praia, e desde então já estamos colhendo muito frutos. Três atletas nossos foram para o Pan-americano Juvenil, fomos campeões do brasileiro Cadete, terceiro lugar no Juvenil. Recebemos um convite para participar da competição e gostamos muito. E é um prazer jogar no Livre contra o 360º nas areias, que é nosso rival aqui no sudeste”, disse Luigi Barreto, técnico da equipe.


Luigi Barreto, técnico do Clube Central/RJ. (André Pereira / Tchê Esportes)

O torneio contou com diversos atletas em nível de Seleção Brasileira, incluindo Patricia Scheppa, considerada a melhor jogadora de handebol da modalidade no Mundial de 2014, e o preparador físico da seleção juvenil, Alexandre Gomes de Almeida, um dos técnicos do Clube Mogiano, de Mogi Mirim.


Alexandre Gomes de Almeida, preparador físico da Seleção Juvenil. (André Pereira / Tchê Esportes)

O outro treinador é Bruno Camargo, que falou sobre o trabalho com o handebol de areia em um local sem praia. “Iniciamos no meio do ano passado e na verdade esse é um time Cadete que está disputando o Juvenil. Conseguimos construir uma quadra, uma arena totalmente moderna, funcional, e estamos com cerca de 30 meninas de 7 a 15 anos praticando a modalidade no clube”, explicou Camargo.


Bruno Camargo, Técnico do Clube Mogiano. (André Pereira / Tchê Esportes)

Quem já tem uma equipe forte na categoria adulta é o 360º nas Areias, equipe que além da Scheppa, conta também com atletas como Tamires Duarte, Tatianne Yumi e Tayane Oliveira. A técnica Juliana Saraiva explica o bom momento do time. “Começamos com um grupo de amigas e hoje já somos seis vezes campeãs paulista e participamos de etapas do brasileiro. Os campeonatos que aparecem aqui no estado de São Paulo a gente participa, mas nosso foco principal são as etapas do brasileiro. Então usamos esse campeonato como preparação”, falou Juliana à Tchê Esportes.


Juliana Saraiva, técnica do 360º nas Areias. (André Pereira / Tchê Esportes)

A etapa também teve algumas novidades, como a mudança do tradicional time de Salto para a cidade de Itu. O técnico Gustavo Barbosa explica a mudança. “Por motivos de gestão fizemos a mudança. Itu está nos oferecendo uma estrutura muito boa para treinamento, estão nos ajudando com transporte e alimentação também. Com a mudança, estamos começando todo o projeto de novo, mas a ideia é massificar o beach hand no interior.”


Gustavo Barbosa, técnico A.H.I.P. / SEME Itu. (André Pereira / Tchê Esportes)

A próxima etapa será novamente em Praia Grande no dia 25 de junho. Até o final de semana estava indefinido o local, mas a estrutura agradou os participantes e o presidente Dino Souza, do CPH, equipe de Praia Grande disse que a prefeitura dá apoio de segurança e vistoria e que o material é deles. “Foi bom por ser a primeira e teve muito time, inclusive a categoria Juvenil, que acontece a primeira vez, e dois times de fora do estado. A gente faz isso pelo esporte, somos ‘doentes’ por isso, e onde tiver handebol a gente vai estar atrás”, finalizou.


Dino Souza, presidente do CPH. (André Pereira / Tchê Esportes)

Confira os vencedores da 1ª Etapa:

Juvenil Feminino

1º Clube Central (RJ)


Clube Central/RJ, Campeãs Juvenil Feminino. (André Pereira / Tchê Esportes)

2º Clube Mogiano (SP)


Clube Mogiano, 2º lugar Juvenil Feminino. (André Pereira / Tchê Esportes)

Juvenil Masculino

1º Guarujá (SP)


Guarujá, Campeão Juvenil Masculino. (André Pereira / Tchê Esportes)

2º CPH (SP)


CPH, 2º lugar Juvenil Masculino. (André Pereira / Tchê Esportes)

Livre Feminino

1º 360° nas Areias (SP)


360º Nas Areias, Campeãs Livre Feminino. (André Pereira / Tchê Esportes)

2º Clube Central (RJ)


Clube Central/RJ, 2º lugar Livre Feminio (André Pereira / Tchê Esportes)

Livre Masculino

Devido à falta de luz natural, o vencedor da categoria será decidido no início da próxima etapa já que não houve condições para a realização de todas as partidas.

Equipes participantes - 1ª etapa - Praia Grande

Livre Masculino

  • C.P.H.

  • A.H.I.P. / SEME ITU

  • BERTIHAND

  • SÃO VICENTE

  • GUARUJÁ/AMBANP/ALINHAR

Livre Feminino

  • HANDEBOL 360º

  • C.P.H.

  • GUARUJÁ/AMBANP/ALINHAR

  • 360º NAS AREIAS

  • Clube Central/ R.J.

Juvenil Masculino

  • C.P.H.

  • GUARUJÁ/AMBANP/ALINHAR

  • P9 HAND BEACH

  • NITERÓI RUGBY F. C./ R.J.

Juvenil Feminino

  • Handebol 360

  • Clube Mogiano

  • Clube Central/ R.J.

  • P9 HAND BEACH

PRÓXIMA ETAPAS:


Próximas etapas do Beach Hand 2017 da LPHb (arte Tchê Esportes)


 
 
 

Comments


bottom of page