Brasil deixa Mundial de Handebol Masculino, mas mostra a força da nova geração
- Andréa Rodrigues
- 21 de jan. de 2017
- 3 min de leitura
Seleção fez a melhor partida do torneio, mas caiu diante da Espanha nas oitavas de final por apenas um gol; Bombom foi o MVP do jogo

A Seleção Brasileira entrou em quadra contra a invicta Espanha na fase de classificação do Campeonato Mundial de Handebol Masculino. Do outro lado da quadra estava o time comandado por Jordi Ribeira, técnico do Brasil até as Olimpíadas 2016. Mesmo tendo sido o quarto colocado do grupo A, os brasileiros também conheciam a forma de jogar do ex-comandante e entraram em quadra em igualdade. Durante todo o jogo o Brasil teve leve vantagem no placar, mas a força e maior experiência espanhola fizeram diferença no fim do jogo, que terminou com diferença de apenas um gol: Brasil 27 x 28 Espanha.

O aproveitamento brasileiro na partida foi de 68% (27/40) e da Espanha foi de 61% (28/46).
O goleiro Bombom foi escolhido o melhor jogador da partida (MVP) ao defender 14 de 38 bolas (38%). Após participações irregulares na fase de classificação, os jogadores brasileiros mostraram que evoluíram ao longo do campeonato e que é uma geração que ainda terá muitas oportunidades de amadurecer e incomodar até mesmo seleções tradicionais no esporte, já que são muito jovens. A média de idade do Brasil é de 24,4 anos.
1º Tempo
O Brasil começou jogando bem, distribuindo o jogo e não precipitando os ataques. Haniel, Tchê e Chiuffa puxam a parte ofensiva. Os pontas foram um pouco mais acionados, e Cleryston fez dois importantes gols. Debaixo da trave, Bombom estava inspirado e deu segurança à defesa brasileira.
Um momento importante, e que deu mostra de como o Brasil estava ligado na partida aconteceu por volta dos oito minutos, quando Bombom parou três ataques em sequência da Espanha. Além disso, pegou um 7 metros e o rebote. A Espanha cometeu mais faltas e chegou a levar quatro punições de dois minutos. Final de primeiro tempo: Brasil 18 x 16 Espanha.
2º Tempo
Na segunda etapa o goleiro Bombom continuou defendendo muito. O Brasil abriu mais um gol de vantagem, mas depois viu o goleiro Corrales dificultar o ataque brasileiro. A Espanha chegou ao empate em 20 a 20 aos 9min36seg e o técnico Washington Nunes pediu tempo para reorganizar a equipe. O jogo continuo equilibrado. A Espanha ainda teve dois 7 metros que o goleiro Maik defendeu.
Aos 27min42seg o placar estava empatado em 26 a 26, mas então Zé Toledo levou dois minutos por uma marcação mais forte. Viu a Espanha converter o 7 metros e ainda anotar mais um gol. A Seleção ainda lutou até o fim e tirou a defesa, mas faltando 20 segundos e sem a posse de bola, nada mais pode fazer. Final de partida: Brasil 27 x 28 Espanha.
Com o resultado a Seleção Brasileira se despediu do Campeonato Mundial de Handebol Masculino da França e repete a atuação de outras participações, quando chegou até a fase das oitavas de final.
(Imagens Time 4 Sport)
OITAVAS DE FINAL
21/JAN - SÁBADO
NORUEGA 34x24 MACEDONIA
FRANÇA 31x25 ISLÂNDIA
RÚSSIA 26x32 ESLOVÊNIA
BRASIL 27x28 ESPANHA
JOGOS DO DIA 22/JAN - DOMINGO
13H00 - BIELORRÚSSIA x SUÉCIA
13H00 - HUNGRIA x DINAMARCA
15H00 - ALEMANHA X QATAR
17H45 - CROÁCIA x EGITO
ELENCO - Seleção Brasileira Masculina de Handebol
GOLEIROS
César Augusto de Almeida 'Bombom' (OIF Arendal-Noruega)
Maik Santos (AL-Rayyan-Qatar)
ARMADORES
Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha)
Haniel Lângaro (BM Naturhouse La Rioja-Espanha)
José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Hungria)
Leonardo Dutra (EC Pinheiros-Brasil)
Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna-Espanha)
Thiago Alves Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha)
*Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria)
CENTRAIS
Henrique Teixeira (CB Huesca-Espanha)
João Pedro Francisco da Silva (Chambery Savoie Handball-França).
PONTAS
Claryston David Cordeiro Novais (ADJF/Independência Trade-MG)
Fábio Chiuffa (KIF Kolding - Dinamarca)
Guilherme Torriani (Vegus/Guarulhos-SP)
Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha).
PIVÔS
Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha)
Rogério Moraes (WC Vardar-Macedônia) .
COMISSÃO TÉCNICA
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Hélio Lisbo Justino
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Fernando Millaré
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques
* Thiagus Petrus deixou o grupo por lesão no dia 16/jan e foi substituído por Leonardo Dutra (EC Pinheiros - Brasil)
LEIA TAMBÉM
Comments