Taubaté vence Pinheiros em estreia na Liga Nacional Masculina
- Andréa Rodrigues
- 29 de ago. de 2016
- 4 min de leitura

Jogo entre o vice e o atual campeão do campeonato abriu a disputa da conferência Sul/Sudeste/Centro

A primeira partida da Liga Nacional que reúne os times da conferência Sul/Sudeste/Centro teve clássico entre o atual campeão, o Esporte Clube Pinheiros e o vice, o Taubaté. A partida foi realizada no ginásio poliesportivo do Pinheiros, em São Paulo (SP) na tarde do sábado (27/ago) e foi vencida pelo visitante Taubaté por 27 a 22. Em 2016 a Liga Nacional vai ser disputada em novo formato, dividida em três conferências – Nordeste, Norte e Sul/Sudeste/Centro-oeste – e com os classificados de cada uma na fase de grupos enfrentando-se a partir das quartas-de-final.
A partida
Pinheiros e Taubaté fizeram um jogo muito equilibrado, principalmente no primeiro tempo. O técnico do Pinheiros Sérgio Hortelan veio com a proposta de uma marcação agressiva desde o início do jogo. A defesa alta deu resultado e o time conseguiu segurar a equipe do Taubaté no primeiro tempo. Tanto que a vantagem dos donos da casa foi de uma bola ao fim da etapa (12x11).
No segundo tempo Hortelan veio para “o tudo ou nada”, como ele mesmo contou à reportagem da Tchê Esportes. Iniciou com o time marcando os adversários de forma individual e manteve pequena vantagem no placar até cerca dos 10min, quando Taubaté empatou (17x17). A partir daí o jogo esquentou, e os árbitros Daniel Magalhães e Adriano Rocha tiveram que ser firmes para segurar o ânimo dos jogadores.

Com uma equipe com mais possibilidades de troca e um goleiro Maik inspirado, o técnico de Taubaté soube explorar o cansaço adversário e os arremessos longos. Isso resultou em vários gols para a equipe, já que Pinheiros optou por jogar 7x6 como a nova regra permite, com o goleiro dando lugar a mais um jogador na linha. A partir dos 15 minutos da segunda etapa a vantagem dos visitantes cresceu e Taubaté fechou a partida em 22 a 27.
“NÃO GOSTEI”
Apesar da vitória o técnico Marcus Tatá disse que não gostou da partida. “O Pinheiros veio com uma proposta de defesa aberta, jogando com sete o tempo todo e com alguns desfalques, mas erramos muito gol, muita bola de lançamento no goleiro-linha, perdemos sete ou oito gols. Se tivéssemos acertado no início do jogo teríamos um placar mais tranquilo”, avaliou Tatá.

“GOSTEI”
Já o técnico Sérgio Hortelan gostou da postura de sua equipe, apesar da derrota. “O que fez falta foram jogadores que se lesionaram essa semana e que tiraram a possibilidade de a gente jogar com trocas. Roubaram muitas bolas, criamos bastantes situações, mas jogamos no risco. Então o time foi bem. Não estou feliz com o resultado, mas estou feliz com a minha equipe, porque taticamente e na questão disciplinar, foram perfeitos."

DESTAQUE
BAIXAS
O canhoto Bruno Saurin vai desfalcar o Pinheiros por pelo menos mais um mês, já que quebrou o pé durante um treinamento. Ele ficou na arquibancada ao lado do fisioterapeuta Bruno Diniz. Além disso, outros dois armadores, Guilherme e João também não entraram em quadra por lesão.

DESTAQUE
NO BANCO
O atleta Rudolph Hackbart sofreu uma cirurgia no punho ainda no primeiro semestre, após se machucar em um jogo contra a Metodista pelo Super Paulistão. Hoje ele estava no banco. “Mas só pra fazer de conta que a gente tem um time completo”, brincou o técnico Hortelan, do Pinheiros. Rudolph ainda não está liberado para voltar.

DESTAQUE
NA ARQUIBANCADA
O ponta Alemão, do Taubaté, ficou na arquibancada assistindo o jogo ao lado do ex-Pinheiros Haniel Langaro. Os dois são colegas de Seleção Brasileira. Alemão teve um problema dentário e por isso foi poupado.

DESTAQUE
GOLEIRO-ARTILHEIRO
O goleiro Maik, do Taubaté, marcou cinco gols na partida. Ele fez várias defesas importantes, que possibilitaram o lançamento para o gol do Pinheiros enquanto o dono da posição tentava voltar correndo para a defesa, já que tinha dado lugar a um sétimo jogador para o ataque.

DESTAQUE
ARTILHARIA
Pelo Pinheiros, o armador Léo Dutra marcou oito vezes, enquanto Matheus Perrella foi o artilheiro de Taubaté com seis gols.

DESTAQUE
QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA...
... quem se importa... A gente está morrendo de curiosidade para saber o que o técnico Tatá, do Taubaté, e o Zé, ponta direita do Pinheiros, conversavam enquanto estavam enxugando a quadra???

DESTAQUE
PUXÃO DE ORELHAS
O ponta de Taubaté Wesley Freitas não marcou nenhum gol, mas agitou a partida, reclamou, provocou a torcida e levou alguns “puxões de orelha”: primeiro do árbitro Adriano Rocha e depois do delegado da Federação Paulista de Handebol Roberto de Lima Rosa.

DESTAQUE
CONFUSÃO À VISTA

Jogo entre Pinheiros e Taubaté sempre tem confusão em quadra em algum momento. Isso porque a rivalidade entre os dois times é muito grande, mas tudo fica dentro da quadra. Mas os árbitros tiveram trabalho e foi um festival de cartões amarelo e de dois minutos num único lance...

DESTAQUE
PÕE NA TELA
Ao fim do jogo o goleiro Maik dá entrevista para a TV Bandeirantes. A partir deste ano a Liga Nacional terá o apoio do Grupo Bandeirantes de Comunicação e a fase final será transmitida pela Band e Band Sports.

FICHA DO JOGO
ÁRBITROS
Daniel Magalhães e Adriano Rocha foram as árbitros do jogo.

SECRETÁRIA/CRONOMETRISTA
Claudia Mota e Daniela Garcia

DELEGADO
Roberto de Lima Rosa
CARTÕES
EC Pinheiros (04)
Taubáte (04)
EXCLUSÕES
EC Pinheiros (03)
Taubáte (04)
コメント